Professor Doutor Pedro Bruno Teodoro Braumann (1919-2003), nascido em Munique, fixou-se em Portugal em 1935 e fez a licenciatura (1943) e o doutoramento (1951) em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde iniciou em 1945 a carreira académica, desde 2º assistente a professor catedrático e Diretor do Departamento de Estatística, Investigação Operacional e Computação.
Jubilou-se em 1989 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa como professor catedrático do Departamento de Matemática e coordenador de uma linha de investigação do Centro de Matemática e Aplicações.
A sua carreira académica desenvolveu-se ainda noutras universidades em Portugal (Aveiro e Lusíada de Lisboa), assim como por Angola (Luanda e nas delegações do Huambo e Lubango), onde também foi diretor de departamentos de Matemática.
Após uma bolsa de especialização na Universidade de Stanford (1955-6), foi pioneiro em Portugal na divulgação, na modernização do ensino e na investigação em Medida, Probabilidade e Estatística Teórica.
A sua investigação mais relevante em termos nacionais e internacionais, principal objeto também da sua vasta obra de livros e artigos publicados, bem como de conferências convidadas e comunicações nacionais e internacionais, incidiu sobre distribuições infinitamente divisíveis e limites de somas de variáveis aleatórias independentes, tendo um dos seus teoremas ficado conhecido na literatura internacional especializada por “Braumann’s theorem”.